Variação do preço da água mineral em Campina pode chegar a 60%, aponta pesquisa do Procon

O Procon Municipal visitou na última terça-feira, 19, 35 estabelecimentos comerciais em Campina Grande que comercializam gás de cozinha e água mineral. Das 4 marcas pesquisadas, a Sublime apresentou uma variação entre o menor e maior preços de 60%, ou seja, a mesma pode ser comprada por preços que variam de R$ 5,00 a R$ 8,00. E o gás de cozinha neste mês apresentou valor médio de R$ 69,29 à vista.

Mesmo com a crise hídrica que se instalou na cidade desde a última sexta-feira, 15, a equipe de fiscalização do Procon não encontrou estabelecimentos vendendo o galão de água mineral a preços exorbitantes. É o que explica Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande.

“Na semana passada já havíamos feito uma pesquisa rotineira de preço destes produtos. Com o problema da falta de água em Campina começaram a circular algumas notícias sobre a cobrança abusiva na venda do galão de 20 litros da água mineral. Colocamos os fiscais na rua e verificamos que não houve essa alteração indevida de preços. O que não foi surpresa, pois o Procon não havia recebido nenhuma denúncia deste tipo em nossos canais de atendimento. Nós não temos autoridade para regular preços, mas se o consumidor observar que o estabelecimento está cobrando um valor muito além do esperado, pode denunciar ao Procon que tomaremos as medidas cabíveis” reitera Rivaldo.

De acordo com a pesquisa, o preço do galão com capacidade de 20 litros de água mineral da marca Indaiá em média é de R$ 8,88. Entre os estabelecimentos visitados foi visto uma variação percentual de 25,16% entre o menor e o maior valor encontrados para esta marca. Que pode ser adquirida por preços que vão de R$ 7,99 a R$ 10,00. Das quatro marcas pesquisadas essa é a que possui o preço médio mais alto.

O preço médio da Itacoatiara é de R$ 6,50. Esta pode ser comprada por preços que variam de R$ 6,00 a R$ 7,00. Se pesquisar o consumidor pode economizar até R$ 1,00 na compra de cada galão. E a Santa Vitória que custa em média R$ 5,37. Esta marca sofreu uma variação percentual de 20,24%, ou seja, a mesma pode ser adquirida pelos valores de R$ 4,99 a R$ 6,00. O consumidor pode economizar até R$ 1,01 na hora da compra.

Já o preço médio encontrado para o gás de cozinha em Campina Grande segundo os estabelecimentos visitados é de R$ 69,29. E a variação percentual, entre o menor e o maior valor encontrado para este mês foi de 12,31%. Se pesquisar o consumidor pode economizar até R$ 8,00 na compra do GLP de 13 quilos.

Confira a pesquisa na íntegra.