Segundo pesquisa o preço do panetone pode variar até 258% em Campina Grande

Para contribuir com o poder de compra do campinense o Procon Municipal realizou na última quarta-feira, 11, uma pesquisa comparativa de preços dos produtos mais consumidos neste período do ano. Para o mês de dezembro de 2019 a Ceia Natalina custa ao campinense um valor médio de R$ 465,64. Foram checados os preços de 34 tipos de produtos em 11 estabelecimentos físicos da cidade. A diferença verificada foi de até 258% para os panetones de chocolate de diferentes marcas. Seguido do apresuntado, o quilo do produto pode apresentar uma variação de até 244%.

O preço do panetone de chocolate pode ser encontrado a preços que variam de R$ 6,99 a R$ 24,99. O mais procurado, o panetone de frutas cristalizadas, obteve uma variação de aproximadamente 175%. Entre as carnes mais consumidas o quilo do frango congelado apresentou a maior variação, 118%, quem vai comprar o produto nestes estabelecimentos pode encontrar o produto a preços que vão de R$ 4,99 a R$ 10,90. O quilo do peru temperado pode chegar a R$ 19,99 e o chester R$ 18,98.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande reforça ao consumidor que continue com a prática da pesquisa. “Se o consumidor fizer uma boa pesquisa pode economizar até R$ 82,69 nas compras de natal entre os estabelecimentos visitados. No entanto, reforçamos que olhem sempre a data de validade dos produtos, se possível à data impressa na embalagem. Recentemente um supermercado da cidade foi autuado pelo Procon porque estava  sobrepondo a data de validade na embalagem de um produto vencido com uma etiqueta do próprio estabelecimento atestando que o produto estava válido e apto para consumo. Ou seja uma maquiagem de um produto alimentício vencido que pode trazer danos a saúde do consumidor”, alerta.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon Municipal no endereço procon.campinagrande.pb.gov.br. Mas ressaltamos que as variações de preços constatadas se referem ao período em que a coleta foi realizada. Os preços praticados podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.