Procon divulga relatório com preços de combustíveis comercializados em Campina

Devido às várias denúncias de consumidores, o órgão investiga formação de cartel no município.

“Dos 52 postos de combustíveis visitados pelo Procon Municipal de Campina Grande para a coleta mensal de preços, foi observado por nossos fiscais uma ligeira uniformidade nos valores praticados para as gasolinas comum e aditivada, assim como para o diesel. Isso ligado as inúmeras denúncias que o órgão tem recebido nos últimos dias, nos levou a abrir uma investigação sobre a existência de formação de cartel entre postos de combustíveis no município”, esclareceu Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon campinense.

A pesquisa realizada nos dias 16 e 17 deste mês em 52 estabelecimentos levou em consideração os preços da gasolina comum, da gasolina aditivada, do etanol, diesel, diesel s10 e do gás natural veicular (GNV). Em Campina, o valor da gasolina comum chegou ao preço médio de R$ 4,55 o litro, enquanto que o etanol apresentou uma média de R$ 3,38 e o diesel R$ 3,30.

Com relação ao valor encontrado para cada produto, Rivaldo Rodrigues explica que não foi observado irregularidades. “Os preços praticados refletem o que foi repassado às distribuidoras pela Petrobras. Além disso, apesar dos altos valores, comparando com a média do último mês, vê-se uma tendência a estabilização nos preços dos combustíveis na cidade”.

Ainda sobre a denúncia de cartelização, o Procon está em processo de investigação nos postos da cidade. Além da similaridade de preços praticados entre os estabelecimentos, é preciso confirmar se houve uma negociação prévia de ajuste entre os proprietários dos postos para fixar a margem de preços. Para Rivaldo, até o final desta semana o órgão tem uma conclusão sobre o processo investigativo.

A pesquisa de preços para o mês de agosto já está disponível no site do Procon. Ao acessar o link o consumidor campinense terá acesso a todos os preços praticados em 52 postos da cidade, vai poder observar a variação entre o maior e menor preço de cada produto e ainda ver o endereço dos postos com valores mais atrativos, uma informação muito útil na hora de abastecer o veículo.