Procon de Campina Grande reforça trabalho educativo em operação junto a bares e restaurantes

O Procon de Campina Grande vem a público informar que continua o trabalho educativo de prevenção a covid-19 em bares, restaurantes e similares da cidade, em conjunto com a Gerência de Vigilância Sanitária do Município, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da Paraíba. O objetivo deste trabalho é o de orientar e proteger o cidadão, tanto o trabalhador destes estabelecimentos quanto os consumidores do serviço para que tomem todas as medidas necessárias de prevenção ao novo coronavírus.

Na visita a estes locais os profissionais observam, sobretudo se os estabelecimentos estão obedecendo aos protocolos sanitários de prevenção a covid-19, como o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas, se os funcionários estão utilizando corretamente seus EPI’s (equipamentos de proteção individual), a disponibilização de álcool 70% em locais visíveis aos clientes, se há um controle na entrada dos consumidores que devem estar usando suas máscaras de proteção e também se a capacidade do local não está 100% preenchida.

“Esse não é um trabalho de coerção ou de perseguição, todos os estabelecimentos estão sendo visitados, desde os espetinhos de rua aos grandes bares e restaurantes da cidade. É uma ação de cunho educativa e informativa, que tem o objetivo de frear o contágio do novo coronavírus em Campina Grande. A pandemia não acabou, em alguns estados ela está desenfreada, ocasionando novos fechamentos e até superlotando os serviços de saúde. Não queremos que nossa cidade chegue a este ponto, por isso é hora de redobrar os cuidados. Contamos com o apoio total da população e dos empresários para o sucesso desta operação”, explica Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon Municipal.

Segundo os últimos dados da Secretaria de Saúde do Município, até o dia 25, 16.920 mil se contaminaram com o novo coronavírus, destes 16.182 mil conseguiram se recuperar, 458 campinenses vieram a óbito e até o momento a capacidade hospitalar dos equipamentos municipais é de 47% de lotação em UTI e 35% em enfermarias. Com o início da vacinação ocorrida na semana passada, nosso município já realizou a vacina em 2.203 mil pessoas, 63 idosos institucionalizados e em 2.140 mil profissionais de saúde.