Procon de Campina Grande integra Operação Previna-se e reforça combate à covid-19 na cidade

No período de 8 a 10 deste mês o Procon de Campina Grande juntamente com a Gerência de Vigilância Sanitária do Município (Gevisa) e a Polícia Militar realizam a Operação Previna-se. O objetivo é fiscalizar se os bares, restaurantes e estabelecimentos similares locais estão seguindo as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus no que tange a realização de shows e eventos com bandas.

“Os estabelecimentos que não estiverem seguindo as recomendações do último decreto municipal de nº 4.492/2020 e dos protocolos específicos poderão ser autuados e até interditados” explica Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande.

A combinação de aglomerações e o descumprimento do protocolo de segurança sanitária são fatores que potencializam a disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 durante apresentações de shows musicais. Por isso a Operação Previna-se tem por objetivo inspecionar se os estabelecimentos estão seguindo as orientações sanitárias e se apresentaram antes um plano de contingência a Gevisa.

Entre os critérios que devem ser observados por este tipo de estabelecimento estão o distanciamento de pelo menos 2 metros entre as mesas, se o ambiente é ventilado, se os funcionários estão utilizando máscaras corretamente e se disponibilizam álcool em gel na entrada e em cada mesa.

“Em lugares onde as pessoas precisam tirar suas máscaras, como é o caso de restaurantes e similares, há um risco maior de transmissão do novo coronavírus. O som ao vivo obriga as pessoas a falarem mais alto e a ficarem mais próximas umas das outras para escutar o que a outra fala. Ao falar ou cantar em um tom mais alto em um espaço com muitas pessoas há um grande risco de transmissão do novo coronavírus. Isso porque ao falar ou cantar lançamos no ar pequenas gotículas, se estivermos com covid-19, partículas pequenas do vírus também são expelidas. Se o ambiente estiver lotado, o estrago está feito”, explica Rivaldo.

Em Campina Grande segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Município nesta quinta-feira, 7, até o momento 432 munícipes faleceram em consequência da doença e 15.285 positivaram para a covid-19. Ontem o quadro de ocupação de leitos era 52% em UTI e 36% na enfermaria. A vacina está próxima, por isso o momento pede cautela e que cada um continue a fazer sua parte na prevenção do vírus.

Para dúvidas ou denúncias o consumidor pode entrar em contato com o Procon Municipal nos telefones 151, 3065-8980, 98185-8168, 98186-3609, 98123-0749 e pelo aplicativo de celular PROCONCG MÓVEL. E se quiser também pode dar uma olhada no decreto e protocolos para esse segmento disponível nos links abaixo: