Procon de Campina Grande apreende produtos vencidos no supermercado Extra

Após inspeção de rotina realizada na manhã deste domingo, 2, pela equipe de fiscalização do Procon de Campina Grande ao supermercado Extra, foram encontrados lotes vencidos de margarina Deline sendo comercializados. Foram apreendidas 67 unidades do produto que tinham se vencido nos dias 28 e 29 de agosto, no entanto estavam na prateleira expostos para venda.  Os fiscais do órgão autuaram o estabelecimento na presença do gerente e fizeram o descarte dos produtos que já estavam impróprios para o consumo.

“A empresa já é reincidente e recebemos frequentes denúncias de produtos vencidos sendo comercializados. Mais uma vez fomos ao estabelecimento a fim de fiscalizar e garantir que produtos dessa natureza não permaneçam nas gôndolas”, afirma Rivaldo Rodrigues, diretor-executivo do Procon.

O auto de infração foi realizado com a presença do gerente do supermercado e após avaliar a situação, o Procon emitiu os termos de Apreensão dos produtos e de Constatação, que comprovam legalmente a situação irregular da empresa.

“Ainda que não haja casos reportando alguma infecção alimentar por conta do produto vencido, o fato dele estar disposto nas prateleiras induz o consumidor à compra, principalmente por ele estar com o valor abaixo do mercado, apresentando grave risco a saúde do cliente. Por se tratar de uma infração grave, para o cálculo da multa a ser impetrada ao Extra, o Procon vai analisar o histórico de autuações feitas ao estabelecimento nos últimos meses pelo mesmo motivo. O valor da multa poderá ser de 5 mil a 20 mil reais, explica Rivaldo Rodrigues”.

Além das inspeções de rotina realizadas pelo Procon aos estabelecimentos da cidade, os munícipes podem contribuir com o trabalho do órgão denunciando por meio dos diversos canais: por meio dos telefones 151 ou 83 98802-5525, no aplicativo para celular Procon CG Móvel ou por e-mail contato@procon.campinagrande.pb.gov.br.