Procon Campina Grande inicia Operação Black Friday com trabalho educativo junto a lojistas

Equipes do Procon Campina Grande já estão nas ruas do comércio local realizando um trabalho educativo junto a comerciantes e seus colaboradores. O objetivo é garantir uma Black Friday tranquila, sem aglomerações e riscos de aumento no número de casos de covid-19 em nossa cidade. Foram distribuídos nesta segunda-feira, 9, mais de 1 mil panfletos com orientações aos fornecedores para se evitar a propagação do novo coronavírus.

“Estamos realizando esse trabalho de reforço das informações, pois sabemos que os comerciantes já estão tomando todos os cuidados necessários. Mas a Black Friday que este ano será no dia 27 é um dia atípico, de fluxo intenso de consumidores nas lojas em busca de preços atrativos. E é a primeira vez também que ocorre num período de pandemia de um vírus que se propaga com facilidade, como é o caso do novo coronavírus. Estamos prevendo que muitas pessoas vão preferir não arriscar e realizar suas compras por via on-line. No entanto as lojas têm que se preparar para receber os clientes, oferecendo as condições necessárias para que realizem suas compras com segurança”, explica Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon Campina Grande.

Entre as recomendações do Procon Municipal está a necessidade do lojista só permitir a entrada de clientes usando máscaras no interior dos estabelecimentos; assim como todos os colaboradores e prestadores de serviço da loja que devem estar com seus equipamentos de proteção; o número de clientes no interior do estabelecimento deve ser limitado em até 50% da capacidade total do recinto; o piso que leva aos caixas deve estar sinalizado com uma distância de no mínimo 1,5 metros entre os clientes; e a loja deve disponibilizar álcool 70% ou lavatórios com água e sabão para profilaxia de clientes e colaboradores. Mais informações podem ser acessadas nos protocolos disponibilizados no site do Procon no link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/category/cartilhas/.

Além desse trabalho educativo junto a fornecedores, o Procon também está realizando pesquisas dos principais produtos que saem nesta época. “Semanalmente estamos pesquisando os preços que serão divulgados no dia 25 deste mês, para que o consumidor possa usar como referência na hora das compras”, explica Rivaldo.

O coordenador reforça ainda que o papel do Procon é contribuir para a efetivação das leis que protegem o consumidor, no caso o Código de Defesa do Consumidor e leis correlatas, para isso atua junto aos fornecedores com trabalho educativo e de mediador de conflitos consumeristas.

“Reforçamos que o Procon não coage e nem age com truculência contra ninguém,  trabalhamos para manter o equilíbrio nas relações de consumo. Neste período de campanha eleitoral há muita mentira circulando e o Procon foi mais uma vítima, na tarde de ontem pessoas mal intencionadas se passaram por fiscais do órgão e visitaram lojas da cidade com discurso de ameaças e coerção, usando o nome do prefeito e do Procon. Eles ameaçavam os comerciantes e diziam que o prefeito iria fechar tudo após o primeiro turno das eleições. Um novo lockdown. E que o Procon iria multar e atuar os comerciantes que desobedecessem. Tudo mentira. A situação da covid-19 na nossa cidade está equilibrada, as pessoas adotaram as medidas profiláticas orientadas pela Secretaria de Saúde do Município e estão se cuidando. E o prefeito está preparando a cidade para ficar ainda mais bonita, antecipou o Natal Iluminado para antes da Black Friday para ajudar o comércio a se reerguer, pois houve muitas perdas neste período de pandemia. Não há indícios de que vá acontecer um novo lockdown na cidade, e mesmo se houvesse não haveria truculência por parte do Procon. Tudo seria realizado em acordo com os comerciantes locais, como tem acontecido desde o início da pandemia”, explicou o coordenador.