Prefeitura de Campina Grande inicia Conferência Municipal da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023

A Conferência Municipal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023 teve início na tarde desta terça-feira (26) na Câmara Municipal de Campina Grande. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Campina Grande, tem a coordenação do Orçamento Participativo (OP), e contou com a presença de lideranças comunitárias, delegados, conselheiros do OP e secretários municipais.

A conferência tem como objetivos gerar prioridades para construção coletiva da LDO; compartilhar a gestão pública com a população, para o fortalecimento e desenvolvimento dos bairros de Campina Grande; e fortalecer a participação, comunicação e integração dos conselheiros, delegados e Executiva do Orçamento Participativo, para ampliar a interação entre os movimentos sociais, populares, gestores e outros segmentos.

O prefeito Bruno Cunha Lima foi representado pelo secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora. Em sua saudação, ele destacou a imensa alegria do prefeito Bruno Cunha Lima em constatar o dinamismo e o inegável caráter popular do Orçamento Participativo. Segundo Gilbran, o prefeito é um entusiasta da democracia representativa pois, assim, podem ser construídas propostas para a LDO do próximo ano.

Ainda de acordo com Gilbran, a atual gestão tem avançado bastante em políticas públicas, a partir das demandas coletivas, daí o sucesso de iniciativas como o programa de calçamento, implantação do Programa Saúde de Verdade, realização do Mutirão da Saúde e o Programa Campina Bem Cuidada.

No âmbito da sua pasta, Gilbran Asfora pontuou diversos avanços, destacando investimentos em setores como a Guarda Civil Municipal, Cerimonial e a Coordenadoria de Comunicação Social (Codecom). Por fim, pontuou que a meta do prefeito será sempre avançar administrativamente, mas tendo, como principal parâmetro, ouvir todos os segmentos da coletividade, levantando as reais necessidades da população campinense.

Reconhecimento – Por sua vez, a coordenadora do Orçamento Participativo de Campina Grande, Crizane Xavier de Paula, que presidiu a Conferência Municipal da LDO, destacou que, por meio da iniciativa “a gestão terá o norte do que fazer em termos administrativos, uma vez que o povo está sendo ouvido e suas reivindicações, apresentadas”, disse.

Ela ainda teceu elogios ao prefeito Bruno Cunha Lima pelo apoio até agora dirigido ao Orçamento Participativo. “É muito gratificante esta constatação. O prefeito tem sido um grande parceiro deste trabalho”, afirmou Crizane, aproveitando também para elogiar a intensa participação do população em todas as reuniões realizadas antes da conferência. Em sua visão, a meta é mobilizar cada vez mais as comunidades.

Quem também fez pronunciamento foi a coordenadora de Gestão, Márcia Madalena Oliveira. Ela fez uma rápida explanação técnica sobre a LDO, além de detalhar informações sobre peças orçamentárias e o Plano Plurianual em vigor no Município. Também se reportou a importância dos conselheiros para o estabelecimento das metas e prioridades da gestão.

Participação de secretários – Logo depois, aconteceram as explanações dos secretários municipais, que avaliaram o trabalho até hoje realizado, desde o início da gestão, além das metas ou propostas de trabalho previstas para o desenvolvimento local em sintonia com as aspirações populares.

Participaram da conferência os secretários Geraldo Nobre (Sesuma), Gisele Sampaio (Cultura), Gilbran Asfora (Gabinete), Raymundo Asfora Neto (Educação), José Luiz de Souza (representante de Alana Carvalho, presidente da Amde), Walker Neves (Semas), José Uchoa Aquino (Executivo da Agricultura, representando o secretário Renato Gadelha), Miguel Ângelo (coordenador de Turismo e representante da secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas).

Procon – A Conferência Municipal da LDO 2023 vai ter sequência a partir das 14h desta quarta-feira (27). Desta vez, haverá participação de secretários ou representantes de pastas como o Procon, que será representado pelo coordenador, Saulo Muniz; além da Saúde; Obras; Urbema; STTP; Administração; Esporte, Juventude e Lazer; Ipsem; Finanças; Procuradoria Geral; Ciência e Tecnologia; e Planejamento.

Codecom com Redação