Preços de flores e velas podem variar mais de 400% no Dia de Finados em Campina

Já está disponível no site do Procon de Campina Grande a pesquisa de preços referente aos produtos que mais são comercializados no Dia de Finados. O levantamento destaca uma variação de preços de até 166,67% no valor das flores e coroas e de até 403% nas velas mais vendidas no período.

A pesquisa realizada nos dias 30 e 31 de outubro em 12 estabelecimentos da cidade levou em consideração 4 tipos de velas e 10 tipos de flores e coroas.

Das flores o produto que mais oscilou de preço foi a unidade da rosa comum, que pode ser encontrada aos valores de R$ 1,50 a R$ 4,00 já com relação às coroas a que mais se destaca é a pequena (0,90 m), quem fizer uma boa pesquisa pode economizar até 100 reais na compra do produto. E no segmento de velas, a caixa com 8 unidades da vela tipo apresentou uma variação de preços de 0,99 centavos a 4,98 reais, o que representa uma variação de 403,03%.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande recomenda que o consumidor faça uma boa pesquisa antes de comprar os itens para o Dia de Finados.

“Pelo relatório podemos observar que existem variações entre os diversos tipos de produtos e também entre os estabelecimentos. O consumidor deve sempre estar atento na hora da compra e deve levar em conta também que há flores nacionais e importadas, e que podem ser vendidas em maços, arranjos especiais, vasos, com ou sem embalagem, bem como em buquês ou vendidas por unidade; as velas também apresentam grandes diferenças nas embalagens e marcas. Cada um desses fatores tem influência no preço final. A pesquisa que fizemos leva em consideração os produtos com o melhor preço e os que saem com mais frequência no comércio local”, destaca.

Quem quiser poderá acessar a pesquisa no site do Procon https://procon.campinagrande.pb.gov.br/pesquisa-de-precos-dia-de-finados-2018/. Caso o consumidor se sinta lesado de alguma forma na hora da compra ou tenha dúvidas, pode entrar em contato com o Procon por meio dos telefones 151 ou (83)98802-5525, no aplicativo para celular Procon CG Móvel ou por e-mail contato@procon.campinagrande.pb.gov.br”.

 

COMPARTILHAR