PIX: Procon Campina Grande orienta como evitar fraudes no novo sistema de pagamentos

A partir do dia 16 deste mês o brasileiro vai poder contar com uma nova modalidade de pagamento e transferência oferecida pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Visando facilitar as transações financeiras o PIX é um meio de pagamento que possibilita a transferência de dinheiro de forma gratuita entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, irá funcionar 24h por dia, sete dias da semana. É prático, rápido e seguro. Pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-pago. Desde ontem, 3, foi liberado de forma restrita para alguns clientes que foram cadastrados previamente por suas instituições bancárias.

Devido ao processo de adesão, o Procon Campina Grande alerta para a possibilidade de golpes cometidos por criminosos que atuam na Internet, e que podem usar o nome da ferramenta para conseguir dados pessoais e bancários dos consumidores, com o objetivo de efetuar fraudes e roubar senhas. A assessora jurídica do órgão, Kelly Agra concedeu entrevista a uma rádio local na manhã desta quarta-feira, 4, onde tirou dúvidas e deu algumas recomendações.

“O PIX não é um aplicativo, é um sistema que será integrado aos demais aplicativos de pagamentos de bancos, fintechs, cooperativas e carteiras digitais, que já foram regularizadas pelo Banco Central para oferecer o serviço. Ou seja, o consumidor não precisa instalar nenhum aplicativo ou programa. E esteja atento, a contatos que possa receber neste período, seja por aplicativo de mensagens, SMS, e-mail e até mesmo por ligações telefônicas, pedindo ao consumidor que atualize seus dados cadastrais ou clique em algum link. Não responda ou acesse a mensagem, com certeza é uma fraude. Pedimos que o consumidor entre em contato imediatamente com a sua agência bancária para buscar mais informações”, explica Kelly Agra.

Um golpe muito comum está relacionado à clonagem de sites e aplicativos que se passam por instituições oficiais e credenciadas. “O consumidor que for vítima de algum golpe deverá registrar um boletim de ocorrência e comunicar ao banco. E se tiver os dados utilizados de forma indevida e não autorizada para inclusão no novo sistema poderá entrar com uma ação judicial”, orienta a assessora jurídica do Procon Municipal.

Com o PIX, o consumidor poderá realizar qualquer tipo de pagamento ou transferência, desde que o recebedor aceite o PIX. Não é preciso ter conta em banco para pagar e receber com o PIX, que vai funcionar também com fintechs. Dessa forma, quem tem conta em banco poderá realizar um pagamento ou transferência para alguém no PicPay ou vice-versa, por exemplo. Os fintechs são empresas de serviços financeiros que se diferenciam pelo uso da tecnologia e inovação, totalmente digitais e a custo baixo ou gratuitos, como o PicPay, Nubank, PagSeguros, entre outras

Para garantir o acesso a transferências e pagamentos sem custos, o consumidor só precisa cadastrar uma Chave PIX (CPF/CNPJ, e-mail, celular ou aleatória) ou ainda um QR Code, junto à instituição financeira a qual possui uma conta. Mais informações sobre o PIX podem ser acessadas no site do Banco Central no link https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix.