Pesquisa em supermercados revela que consumidor pode economizar até R$ 176,93 na compra mensal

A pesquisa de preços da Cesta Básica Regional para o mês de julho constatou uma redução de R$ 24,74, ou seja, 4,27%, em comparação ao mês passado. Segundo o levantamento realizado pelo Procon de Campina Grande no dia 16 em dez supermercados da cidade a Cesta custou ao campinense um valor médio de R$554,69. Para quem recebe um salário mínimo de R$ 998,00 a cesta comprometeu aproximadamente 55,58% do orçamento, restando 44,42% do ordenado para outras despesas.

Segundo a pesquisa dos dez supermercados visitados o menor valor da Cesta Básica Regional encontrado foi a do supermercado Rede Compras, ao preço de R$462,29 e o maior valor encontrado foi o de R$ 639,22 que pertence ao Extra Supermercado. O consumidor pode ter uma economia de até R$ 176,93 comprando no supermercado com o preço mais em conta.

Vale salientar que a Cesta Básica Regional feita pelo Procon de Campina Grande contempla os 13 produtos da Cesta Básica Alimentar indicado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) mais o aporte de 39 itens que geralmente são mais consumidos pelo campinense. Se considerarmos apenas a Cesta Básica Alimentar DIEESE, esta apresentou um custo médio em julho de R$ 386,45.

Já a Cesta Complementar que contém 39 produtos está dividida em grupos: Carnes e Derivados, Farináceos, Higiene e limpeza, Hortifrúti e Óleos e temperos. Dos grupos elencados os produtos relacionados à hortifrúti apresentaram os preços mais salgados, com um valor médio de R$ 92,91, seguido pelo grupo da higiene e limpeza que custa uma média de R$ 41,91.

Os produtos que mais chamaram a atenção neste mês foi o alho que chega a ser vendido por preços que vão de R$ 9,89 a R$ 38,10 e a goiaba que pode ser encontrada por preços que variam de R$ 2,55 a R$ 8,88.

Clique no link e tenha acesso a pesquisa na íntegra.