Pesquisa constata redução R$ 0,92 no preço médio do botijão de gás em Campina

O botijão de 13 kg foi encontrado nos valores de R$ 65,00 a R$ 75,00

De acordo com a pesquisa de preços de água mineral e gás de cozinha referente a fevereiro, o botijão de gás de 13 kg sofreu uma redução de R$ 0,92 no seu preço médio em comparação com janeiro.  Já a água mineral, dependendo da marca e do estabelecimento, o campinense pode economizar até três reais na aquisição do galão de 20 litros. O Procon de Campina Grande realizou o levantamento de preços no dia 19 deste mês em 35 estabelecimentos da cidade.

A pesquisa considerou 04 marcas de água mineral: Indaiá, Itacoatiara, Santa Vitória e Sublime. Destas a mais cara é a Indaiá, com um preço médio de R$ 8,85, o produto pode ser encontrado em preços que variam de R$ 8,00 a R$ 10,00. A que apresentou o menor preço médio foi a Santa Vitória com R$ 5,38, seguida da Itacoatiara com R$ 6,50 e a Sublime por R$ 6,64. Chama a atenção que esta última marca, nos estabelecimentos pesquisados, pode ser comprada por preços que variam de R$ 5,00 e R$ 8,00. Ou seja, se pesquisar o consumidor pode economizar até R$ 3,00 na hora da compra.

E o preço médio do botijão de 13 kg do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha neste mês foi de R$ 69,79. Com uma variação percentual, entre o menor e o maior valor encontrado de 15,38%, se o consumidor pesquisar pode economizar até R$ 10,00 na compra do produto.

A dica deste mês do coordenador executivo do Procon Municipal, Rivaldo Rodrigues, é a de que o consumidor continue pesquisando o preço dos produtos antes de efetuar a compra. E a outra observação é para a compra do galão de água mineral de 20 litros.

“Existe uma Portaria do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a nº 387/09, que estabelece o limite de três anos de vida útil para o garrafão plástico utilizado para o envasamento e comercialização de água mineral potável. Sobre isso o Procon recebe diariamente reclamações de consumidores que estão com o vasilhame prestes a vencer e que  algumas distribuidoras e outros estabelecimentos comerciais se negam a aceitar o item. Ressaltamos que a responsabilidade pela troca de galões de água mineral com data de validade próxima é dos fornecedores. Essa responsabilidade não pode ser repassada para o consumidor final, ou seja, exigir que o consumidor adquirira novo galão, ou monitore a data de validade. Então fica a dica, se o consumidor passar por essa situação deve acionar imediatamente o Procon no 151 ou no 98802-5525”, reitera Rivaldo.

Confira a pesquisa completa

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