Operação do Procon que fiscaliza tempo de espera em filas de bancos tem saldo de sete autuações

O Procon de Campina Grande realizou pela segunda vez a operação que monitora o tempo de espera nas filas dos bancos no início de cada mês, período em que o fluxo de pessoas é maior devido ao pagamento do funcionalismo público estadual e municipal, e dos aposentados. No período de 29/08 a 03/09 fiscais do órgão visitaram 13 agências bancárias, com um saldo de sete autos, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa receberam duas autuações cada banco e o Itaú uma.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon Municipal explica que apesar do número de autuações ter sido alto, houve uma diminuição em comparação com o mês passado.

“Na oportunidade em que começamos o monitoramento da Lei das Filas no início de agosto tivemos dez autuações, e recebemos muitas queixas da população através dos nossos canais de comunicação. Agora no início de setembro repetimos a operação e observamos uma singela queda no número de autuações, vimos que está dando retorno. Nosso objetivo ao longo prazo é que com o tempo as agências bancárias se organizem melhor para esse período de pagamento no final e início de cada mês e parem de desrespeitar a Lei Municipal 4.330/2005, popularmente conhecida como a “Lei da Fila””, destaca Rivaldo.

A Lei da Fila prevê que o atendimento nos bancos deve ser feito em até 20 minutos (em dias normais), 30 minutos (em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais) e em 35 minutos em dias atípicos, como a véspera e o dia seguinte aos feriados. O descumprimento dessa legislação por parte das instituições bancárias, supermercados e lojas de departamento acarreta sanções, como o pagamento de multas.