O consumidor deve pesquisar bastante na hora de comprar flores e velas para o Dia de Finados

Oferecer flores e velas aos entes falecidos é um gesto que simboliza o respeito, amor e carinho diante das memórias construídas. Há ainda aqueles que oferecem pequenos presentes. E tudo isso se repete anualmente, no Dia de Finados, em 2 de Novembro que neste ano será na próxima segunda-feira. Celebrar a data, porém, pode custar muito caro se não houver cuidado nas compras, principalmente, de flores; o produto mais vendido no período. Segundo um levantamento feito no último dia 26 pelo Procon Campina Grande neste período um pacote de flores do campo pode ter uma variação de até 66,67% no comércio local. Já com relação ao preço de velas, o consumidor que for adquirir um pacote do tipo e pesquisar pode economizar até R$ 3,30 na hora da compra.

O consumidor deve sempre estar atento e levar em conta que há flores nacionais e importadas que podem ser vendidas em maços, arranjos especiais, vasos, com ou sem embalagem, em buquês ou vendidas por unidade. As velas, também apresentam diferenças no tamanho, nas marcas e, atualmente, até mesmo na forma. E cada um desses fatores influencia no preço final. Por isso é muito importante a pesquisa de preços.

O consumidor deve avaliar com cautela a oferta de produtos e serviços durante o feriado. Planos de assistência funerária não devem ser contratados no impulso da data ou de imediato. Também neste caso deve haver pesquisa de preço, oferta de serviços e necessidade da contratação.

Lembrando que ainda estamos em uma pandemia de covid-19, então todas as medidas de segurança devem ser adotadas. Como o uso obrigatório de máscara, ficar distante de outras pessoas pelo menos 1,5 metro, não aglomerar, evitar abraços e apertos de mãos, fazer a higienização constante das mãos com álcool 70% ou água e sabão antes de manusear máscaras, óculos e ao tocar em qualquer superfície. Este ano, os cemitérios receberão pessoas no sábado, domingo e segunda-feira, com o objetivo de evitar aglomerações.

Qualquer dúvida que o consumidor tiver sobre o preço do produto, ou denúncia, ele deve entrar em contato com o Procon Municipal por meio dos telefones da equipe de fiscalização que estará de plantão neste dia: 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749, 151, 3065-8980 ou entrar em contato por meio do aplicativo de celular PROCONCG MÓVEL.

A pesquisa completa está disponível no link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/dia-de-finados-pesquisa-de-precos/

COMPARTILHAR