Já está disponível a pesquisa de preços para o Dia das Crianças

No próximo dia 12 se comemora o Dia das Crianças, e neste mês que é dedicado aos pequenos, às lojas de artigos infantis se preparam para receber uma demanda maior de consumidores a procura de brinquedos. Com o objetivo de auxiliar os pais na tarefa de escolher a melhor opção de presente, o Procon de Campina Grande realizou nos dias 4 e 5 uma pesquisa de preços em seis lojas de brinquedos da cidade.

O levantamento coletou e comparou os preços dos 25 brinquedos mais procurados pela garotada. Na oportunidade o órgão não levou em consideração uma mesma marca de produto, mas o melhor preço e os itens que saem com mais frequência. Mesmo assim na pesquisa podemos observar pela referência, que um mesmo produto como o boneco do Batman pode ter uma diferença de preços de 25 reais entre uma loja e outra. O Jogo Banco Imobiliário Jr. também apresentou uma variação de 10 reais entre dois estabelecimentos.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande chama a atenção para que os pais além de fazer uma pesquisa minuciosa antes de se decidir pela compra, fiquem atentos a alguns cuidados para não correr o risco de adquirir um produto danificado ou que traga danos a saúde da criança.

“É necessário que os pais analisem cuidadosamente as informações constantes nas embalagens dos produtos. Os brinquedos devem apresentar dados sobre a idade adequada para utilização, modo de usar, eventuais riscos à saúde ou à segurança da criança, além de outras informações como a composição e o selo de inspeção do Inmetro, o que significa que aquele brinquedo passou por testes de segurança. Observem também se os brinquedos possuem partes pequenas que possam se soltar com facilidade, pois podem ser engolidas por crianças abaixo da faixa etária indicada, causando danos à saúde. E, sobretudo, se comprarem produtos importados, estes devem apresentar manual de instruções em Língua Portuguesa e devem obedecer as mesmas orientações dos produtos nacionais exigidas pelo Código de Defesa do Consumidor. As informações sobre o fornecedor ou importador devem estar disponíveis na embalagem do produto, assim como deve haver um meio de contato com a empresa”, detalha Rivaldo Rodrigues.

Caso os pais ao comprarem o produto observarem algum destes problemas, devem acionar imediatamente o Procon de Campina Grande por meio dos telefones 151 ou 83 98802-5525, do aplicativo para celular Procon CG Móvel e do e-mail contato@procon.campinagrande.pb.gov.br.

Confira a pesquisa de preços.