Já está disponível a pesquisa de preços do Procon Campina Grande referente a Cesta Básica em Outubro

De acordo com levantamento de preços realizado pelo Procon Campina Grande no período de 09 a 11 em 60 supermercados da cidade, em outubro a Cesta Básica Regional custou ao campinense um valor médio de R$ 584,72 em comparação ao mês de setembro, cujo preço foi R$ 573,96 constata-se um aumento de R$ 10,76, ou seja, 1,9%.

A pesquisa da Cesta Básica Regional de Campina Grande é composta dos preços de 13 produtos da Cesta Básica Alimentar – Ração Essencial Mínima e mais 39 produtos que entram na rotina de compras do consumidor paraibano. Esta última está organizada por grupos.

No grupo das carnes, observa-se uma variação de preços de até 14,99 reais no quilo da carne de sol entre os estabelecimentos visitados. Já no Farináceos, o pacote com 400 gramas do biscoito de água e sal apresentou uma diferença de preços alta,  121,11%, o mesmo produto chega a custar uma faixa de preços que oscila de R$ 2,89 a R$ 6,39. No grupo Higiene e Limpeza o pacote com quatro unidades de Papel Higiênico se destaca, varia 232,67%, ou seja, o produto pode ser encontrado a preços que vão de R$ 1,50 a R$4,99 e o pacote de 500 gramas do sabão em pó 500 por preços que variam de R$ 1,05 a R$ 3,49. No grupo das Hortifrúti os quilos do pimentão verde apresentou oscilação de 214,50%, do chuchu 180,90% e da cebola 144,65%, já as frutas o destaque vai para o mamão o quilo do mesmo pode ser encontrado a preços que vão de R$ 1,39 a R$ 4,29. E para finalizar no grupo dos Temperos o preço do vinagre (álcool) se sobressai, 500 ml deste produto pode ser comprado a preços que vão de 0,92 centavos a 2,49 reais.

Segundo a análise feita pelo Procon de dezembro de 2019 pra cá o preço da Cesta Básica Regional vinha aumentando a cada mês, entretanto houveram reduções consecutivas, e nos últimos meses voltou a crescer. No mês de dezembro de 2019 a janeiro de 2020 o aumento foi de 0,6%, de janeiro para fevereiro de aproximadamente 4,5%, de fevereiro para março de 3,8% de aumento, de março para abril o aumento foi de 5,4%, de abril para maio o aumento foi de 4,8%, de maio para junho a redução foi de -1,2%, de junho para julho a redução foi de -3,7%, de julho para agosto a redução foi -3,9% e de agosto para setembro o aumento foi de 0,6% e de setembro. Do mês de setembro para o mês de outubro ocorreu um aumento de 1,9% o que equivale a R$ 10,76 de alta. Já a Cesta Básica Alimentar também apresentou aumento de preços, de setembro para outubro a mesma subiu R$ 7,56, o que corresponde a 1,9% de alta.

A pesquisa completa está disponível no site do Procon Campina Grande no endereço https://procon.campinagrande.pb.gov.brhttps://procon.campinagrande.pb.gov.br/cesta-basica-regional-outubro-2//