Coordenador do Procon faz balanço positivo das primeiras semanas de reabertura do comércio local

Após duas semanas de reabertura do comércio local em Campina Grande, em que lojas, bares, restaurantes e academias voltaram a funcionar, o coordenador do Procon Municipal avalia como positiva o apoio que os comerciantes têm dado as orientações sanitárias para o funcionamento seguro sem risco de propagação do novo coronavírus.

“Neste período, o Procon de Campina Grande tem intensificado o trabalho de orientação aos comerciantes locais, para que a retomada das atividades econômicas não implique em um aumento brusco de casos de covid-19 na cidade. Em resposta temos visto uma grande conscientização tanto dos empresários quanto dos clientes, que estão adotando as medidas corretas para se evitar a propagação do vírus. Em duas semanas tivemos 23 estabelecimentos advertidos e notificados, duas multas e nove foram fechados. É um número relativamente pequeno diante das inúmeras denúncias que recebemos, mais de 50, no entanto ao averiguarmos nos locais, descobrimos que eram em sua grande maioria infundadas, os estabelecimentos estavam de acordo com as orientações do Decreto Municipal. Por isso queremos parabenizar comerciantes e a população em geral pela colaboração na prevenção do covid-19. Apesar do estado da Paraíba se apresentar em uma situação difícil, Campina segue na contramão, mostrando índices pequenos de ocupação de leitos de UTI (46,15%) e enfermaria (33%) e com um grande número de recuperados (8.247 mil). Mesmo com a retomada das atividades econômicas, por isso esperamos que continuemos assim”, disse Rivaldo Rodrigues, coordenador do Procon Campina Grande.

Para a população ter acesso aos números atualizados de casos da covid-19 em Campina Grande, a Prefeitura Municipal disponibiliza o site http://coronaviruscg.com.br/. E para os comerciantes o Procon disponibilizou em sua página vários protocolos com orientações para a reabertura dos serviços com segurança, segue o link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/category/cartilhas/. Quaisquer dúvidas ou denúncias relacionadas a relações de consumo podem ser sanadas nos telefones 151 e por WhatsApp nos números: (83) 98185-8168, (83) 98186-3609 e (83) 98123-0749.