Comerciantes que burlarem a quarentena poderão receber multa de até 20 mil reais em Campina Grande

“Os estabelecimentos que não respeitarem os Decretos Municipais 4.463/2020 e 4.666/2020 que determinam a suspensão e restrição de atividades econômicas em Campina Grande poderão receber multa de até 20 mil reais”, declarou Rivaldo Rodrigues, coordenador do Procon Municipal.

Segundo Rivaldo, a medida se torna necessária já que há muitos comerciantes irredutíveis em aceitar as medidas determinadas pela gestão municipal com o objetivo de se evitar o alastramento do coronavírus na cidade e a consequente estagnação do sistema de saúde devido a grande quantidade de pessoas que possam se infectar.

“Nestas três semanas de trabalho da Força Tarefa, que envolve o Procon Municipal, a Secretaria de Saúde do Município, a Gerência de Vigilância Sanitária, a STTP, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, já realizamos cerca de 360 notificações em estabelecimentos que descumpriram as recomendações sanitárias referentes a quarentena para prevenção ao covid-19. Todas no sentido de orientação e conscientização dos comerciantes. Mas temos observado que infelizmente a maioria não está levando a sério o isolamento social. E no último final de semana vimos muitas pessoas nas ruas da cidade e recebemos denúncias de estabelecimentos funcionando. Totalmente alheios ao momento de estema gravidade em que nos encontramos. O mundo todo contando suas vítimas do covid-19, países ricos com sistemas de saúde totalmente colapsados, e aqui em Campina, como em algumas cidades do país, as pessoas acreditando que não teremos esse problema, que o isolamento social é desnecessário e que podemos voltar as nossas rotinas. Por isso teremos que apelar para as penalidades mais sérias, como a aplicação de multas e sanções administrativas, com o objetivo de evitarmos um mal maior”, esclarece Rivaldo.

Os decretos da Prefeitura de Campina Grande permitem que apenas serviços considerados essenciais possam funcionar, a exemplo dos supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustíveis, lotéricas, e com horário especial das 8h às 14h, as lojas de material de construção e as oficinas mecânicas. A liberação de todas as atividades está condicionada à situação de controle epidemiológico, conforme indicações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Município.