Cesta Básica Regional de Campina Grande apresenta redução de 0,41% em outubro

Para o mês de outubro a Cesta Básica Regional custou ao campinense um valor médio de R$510,22. Em comparação com o mês passado, cujo preço foi R$512,30 constata-se uma redução de R$ 2,08, ou seja, 0,41%.  É o que revela a pesquisa de preços realizada pelo Procon de Campina Grande nos dias 21 e 22 deste mês em 12 supermercados da cidade.

Dos estabelecimentos visitados o menor valor da Cesta Básica Regional encontrado foi de R$464,73, enquanto que o maior valor encontrado foi o de R$ 630,61. O consumidor que costuma fazer pesquisas antes das compras pode ter uma economia de até R$ 165,87 comprando no supermercado com o preço mais em conta.

Quem acessar o material elaborado pelo Procon Municipal verá que o alho continua sendo um grande vilão para o orçamento doméstico. O quilo do produto chega a ser encontrado a preços que vão de R$ 19,90 a R$ 37,90. Outro item que também mostra uma grande variação de preços é a goiaba, o quilo da fruta pode ser encontrado a preços que vão de R$ 2,79 a R$ 8,79 nos estabelecimentos visitados.

Para este mês o a Cesta Básica Regional comprometeu 51,12% do rendimento de um indivíduo que recebe um salário mínimo de R$ 998,00.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do Procon de Campina Grande explica que a pesquisa de preços é o melhor caminho para o consumidor que está com o orçamento apertado. “Sempre orientamos pela pesquisa de preços, e, além disso, o consumidor deve ficar atento ao estado dos produtos, sobretudo a data de validade. Muitos comerciantes colocam produtos que estão prestes a vencer com preços menores. E o consumidor não atenta para isso, e compra um barato que pode sair caro depois. Então a orientação é ao pesquisar olhe tudo do produto, sobretudo a data de validade” disse Rivaldo.

O consumidor pode ter acesso a pesquisa na íntegra no site do Procon por meio do link https://procon.campinagrande.pb.gov.br/category/pesquisa-de-preco/2019/.