Cesta básica regional consome mais da metade do salário mínimo do campinense

Segundo a última pesquisa de preços realizada pelo Procon de Campina Grande para o mês de maio, a Cesta Básica Regional custou ao campinense um valor médio de R$565,89. Para quem ganha um (1) salário mínimo de R$ 998,00, a cesta custou aproximadamente 56,70%, restando 43,30% do salário para outras despesas. A pesquisa foi realizada no dia 28 em dez (10) supermercados da cidade.

De acordo com a pesquisa o menor valor da Cesta Básica Regional encontrado foi ao preço de R$488,60, já o maior valor foi o de R$ 653,43. Se pesquisar o consumidor pode ter uma economia de até R$ 164,83 se comprar no supermercado com o preço mais em conta.

O consumidor mais atento perceberá que o valor da Cesta Básica aumentou muito em comparação com os meses anteriores. Na verdade o Procon adequou a quantidade de alimentos sugeridos pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

“Antes nós pesquisávamos apenas o preço unitário dos 13 alimentos que compõem a cesta básica alimentar. Mas a partir de agora também vamos seguir as orientações do DIESSE com relação às quantidades. Antes por exemplo nós víamos o quilo do açúcar cristal e agora estamos levando em consideração os 3kg sugeridos pelo Departamento. Com isso nos aproximamos ainda mais da realidade de compra mensal da cesta do campinense”, explica Rivaldo Rodrigues coordenador executivo do Procon Municipal

Para fazer uma boa pesquisa o consumidor pode consultar aqui todos os detalhes do levantamento feito.