Black Friday: O Procon Campina Grande estará com tenda na Praça da Bandeira na próxima sexta-feira

O dia oficial da Black Friday 2020 é nesta sexta-feira, 27, mas o Procon de Campina Grande desde o início do mês vem intensificando as ações de fiscalização junto ao comércio local para coibir possíveis abusos de lojistas, que normalmente acontecem nesta época do ano. Além desse trabalho, as equipes do Procon distribuíram material educativo sobre a prevenção a covid-19 para que os comerciantes se organizem e não ponham em risco a saúde de clientes e colaboradores da loja.

O material entre outras informações reforça a orientação para a obrigatoriedade no uso de máscaras para todos, clientes e trabalhadores da loja, da necessidade de aferição de temperatura na entrada das lojas, da organização de filas e espaços para manter o distanciamento entre as pessoas e a disponibilidade de álcool 70% para higienização das mãos de todos.

Na sexta-feira o Procon realiza o “Dia D de Fiscalização da Black Friday” que começa a partir da meia noite desta quinta-feira, 26, com os fiscais do órgão percorrendo vários pontos da cidade e acompanhando os consumidores que fazem plantão nas lojas e shoppings esperando o início das vendas com as ofertas tão esperadas. A partir daí os fiscais seguem o dia todo visitando o comércio local. Enquanto isso o Procon estará com uma tenda de serviços na Praça da Bandeira, no Centro, das 8h às 17h, na sexta-feira, onde vai tirar dúvidas e receber denúncias dos consumidores.

Para auxiliar o consumidor em suas pesquisas o Procon preparou uma pesquisa de preços em algumas lojas da cidade. Lá estão disponíveis preços de celulares, geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, notebooks, celulares e móveis que mais saem no período. O material está disponível no link  https://procon.campinagrande.pb.gov.br/black-friday-2020-pesquisa/

O coordenador executivo do Procon de Campina Grande Rivaldo Rodrigues espera que este ano a Black Friday não tenha tanta aglomeração e aconteça mais no meio virtual.

“Apesar do quadro epidemiológico da covid-19 em Campina está de certa forma equilibrado, em comparação com outras cidades da Paraíba, nós sabemos que o perigo do coronavírus não está afastado. Então vamos continuar nossa prevenção, no lugar de ir a loja e passar horas em filas e aglomerações, vamos comprar pelas  plataformas virtuais. Sua saúde é mais importante que qualquer produto. Nós disponibilizamos a plataforma Compra Solidária onde você tem disponível um leque diversificado de serviços. Para o comerciante que ainda não se cadastrou é simples, acessa o link http://compreemcampina.com.br/ e lá tem um manual com todas as instruções de como proceder” orienta Rivaldo.

Para essa Black Friday o consumidor tem que ficar atento a propaganda enganosa com a famosa maquiagem de preços, onde os comerciantes aumentam consideravelmente os preços antes da data do evento para depois baixá-los e nomeá-los como “super descontos”. A propaganda enganosa também inclui a diferença dos preços anunciados no momento da compra e na hora do pagamento do pedido.

Outra coisa que o consumidor campinense deve lembrar é que aqui em Campina a Lei Municipal nº 5.508/2014 proíbe as lojas de móveis e eletrodomésticos instaladas na cidade a cobrarem do consumidor taxas para entrega e/ou montagem de móveis, eletrodomésticos e equipamentos de informática.

Se o consumidor tiver algum problema relacionado a consumo de produtos e serviços deve contatar imediatamente o Procon nos telefones: 151, 3065-8980, 98185-8168, 98186-3609 e 98123-0749. Ou pelo aplicativo de celular PROCONCG MÓVEL.