Procon divulga a mais nova pesquisa de preços de combustíveis comercializados em Campina Grande

O Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Campina Grande divulgou realizou nesta quarta-feira, 3, a mais nova pesquisa de preços dos combustíveis comercializados na cidade. Na oportunidade foram avaliados preços da gasolina comum, gasolina aditivada, do etanol, diesel, diesel S-10 e o Gás Natural Veicular (GNV).

O setor de Fiscalização e Pesquisa do órgão municipal fez a coleta de dados em 55 estabelecimentos da cidade e constatou uma leve redução nos preços praticados na maior parte dos produtos, em comparação com o mês anterior.

De acordo com os dados obtidos, o preço médio do litro da gasolina comum passou de R$ 4,41 para R$ 4,401, uma redução de 0,20%, já a gasolina aditivada, o preço médio do litro passou de R$ 4,44 para R$ 4,473, um aumento de 0,74%. O etanol também apresentou reajuste, em junho o produto podia ser adquirido ao preço de R$ 3,33, já neste mês o valor encontrado foi de R$ 3,393, ou seja o produto sofreu uma variação de 1,89% no seu preço médio.

Além da gasolina comum, o diesel, o diesel S-10 e o GNV apresentaram diminuição de preços. O diesel passou de R$ 3,33 para R$ 3,316 o litro, uma variação de 0,42%. O diesel S-10 reduziu de R$ 3,43 para R$ 3,375, uma variação de 5,5% e o Gás Natural Veicular que era R$ 3,39, neste mês se encontrou ao preço de R$ 3,48, variando 2,65 %, e apresentando a maior redução encontrada na pesquisa.

Já com relação aos valores mínimos encontrados nas bombas campinenses, o Procon destaca em sua pesquisa que a gasolina comum foi encontrada ao valor de R$ 4,31, R$ 4,349 para a gasolina aditivada, R$ 3,21 para o etanol, R$ 3,239 para o diesel e o diesel S-10. E o preço mais em conta do GNV foi de R$ 3,479.

Com relação à pesquisa, o coordenador executivo do Procon de Campina Grande, Rivaldo Rodrigues explica que há no senso comum da população que é mais econômico abastecer o veículo com etanol. Mas tem de ser observado que isso realmente acontece quando o preço do litro for inferior a 70% do valor da gasolina. “Nesta última coleta de dados realizada observamos que isso não ocorreu, ou seja, com esses preços praticados, orientamos que não é vantajoso abastecer com etanol em nenhum dos postos pesquisados. É mais econômico abastecer com gasolina, independente de qual seja comum ou aditivada”, destaca.