Coordenador faz um balanço das ações do Procon Campina Grande nestes oito meses de pandemia

Nos últimos dias os noticiários têm indicado que em muitos países os números da covid-19 estão aumentando. Aqui na Paraíba muitos municípios também estão relatando aumento, na contramão desse cenário está Campina Grande que apresenta números mais estáveis da doença, mesmo com a retomada das atividades econômicas. No entanto o coordenador executivo do Procon Campina Grande, Rivaldo Rodrigues alerta:

“O campinense precisa continuar com os cuidados necessários para se evitar a propagação da doença, ainda não temos uma vacina disponível e um remédio eficaz para o tratamento, então todo o cuidado é pouco”, reitera.

O Procon Campina Grande é um órgão cuja missão é ajudar a todas as pessoas que residem no município e que de alguma foram lesadas em uma atividade de compra e venda, ou de prestação de serviços. Mas desde o início da pandemia, em março deste ano, o órgão tem participado ativamente da luta contra o novo coronavírus.

Durante a quarentena da pandemia de covid-19 o Procon Campina Grande teve um importante papel, junto a outros órgãos do município como a Secretaria de Saúde, a Gerência de Vigilância Sanitária  (Gevisa) e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Sesuma) ajudou na fiscalização dos estabelecimentos que na época deveriam estar fechados.

Trabalhou ativamente na divulgação de material educativo com dicas de prevenção a doença e fortalecimento da imunidade, produzidos no formato de vídeo disponível nas redes sociais do órgão e também no formato de cartazes e folderes, auxiliou também na distribuição de máscaras e na orientação aos comerciantes. Além disso, todo o tempo o órgão contribuiu com recursos oriundos de multas para a aquisição de equipamentos de proteção para profissionais de saúde, produtos de limpezas para sanitização de vias públicas e feiras livres.

Com a reabertura gradual do comércio, a partir do mês de julho, o Procon Campina Grande mais uma vez estava lá, auxiliando na divulgação de protocolos setoriais com as medidas a serem tomadas por todos os segmentos econômicos e na visita aos estabelecimentos, no intuito de observar se as medidas sanitárias estavam sendo adotadas.

Nestes oito meses de pandemia, além das atribuições habituais do órgão de proteção e defesa do consumidor, o Procon Municipal esteve ativamente na vigilância constante contra o novo coronavírus e no monitoramento da doença em nossa cidade. Por isso reforça a necessidade do campinense continuar com os cuidados necessários.

“Neste período os dias foram árduos, a cada momento tínhamos que enfrentar um inimigo invisível e letal, o novo coronavírus, e ainda lidar com uma enxurrada de notícias falsas circulando e pessoas mal intencionadas usando o nome do Procon para amedrontar e aterrorizar comerciantes locais. Os boatos eram os mais absurdos, como um que circulou neste período de eleição onde dizia que o Procon não atendia servidores públicos do estado. Um contrassenso, pois o órgão tem que atender a todas as pessoas com problemas consumeristas desde que residem em Campina, independente de emprego, cor, estado civil ou gênero”, explica Rivaldo.

O Procon segue com sua missão junto ao consumidor, seja nas relações de consumo, seja na luta contra a covid-19, para que Campina continue apresentando uma estabilização no avanço da doença. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira pela Secretaria de Saúde do Município, até o momento foram confirmados 13.008 casos de covid-19 na cidade, destes 12.722 foram curados e 391 infelizmente vieram a óbito. Atualmente a taxa de ocupação em leitos de UTI é de 25% e de 15% nas enfermarias.