Empresários destacam a importância do Selo Procon Empresa Amiga do Consumidor

“Na capital, empresas se juntam e pagam para receber uma certificação de qualidade. Enquanto que aqui nós conseguimos o atestado de qualidade, de graça, emitido por um órgão público de grande importância e credibilidade como o Procon Municipal. Este Selo traz mais que uma certificação, ele agrega valor ao produto que estamos oferecendo a esse consumidor atual, mais atento e exigente ao cumprimento dos anseios consumeristas”, disse Divaildo Júnior, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina) na solenidade de entrega do Selo Procon Empresa Amiga do Consumidor que ocorreu na noite desta quarta-feira, 30, no auditório da Associação Comercial de Campina Grande. Além de Divaildo, participaram da mesa de abertura o coordenador do Procon, Rivaldo Rodrigues e o vereador João Dantas.

O empresário Divaildo Bartolomeu de Lima também aproveitou o momento para parabenizar os colegas que aderiram ao projeto.  “Com o crescimento do mercado informal, uma certificação como esta é um diferencial para o serviço que estamos prestando. Os colegas presentes estão de parabéns e os que não aderiram ainda, só temos a lamentar”.

Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do órgão falou da importância do projeto que já está em sua segunda edição e que tem aumentado consideravelmente o número de adesões do segmento de bares e restaurantes.

“A procura tem aumentado e outras categorias de serviços têm solicitado que incorporemos outros empreendimentos ao projeto. No primeiro ano tínhamos 14 empresas participando, nesta edição já foram 27, e acreditamos que esse número vai aumentar muito ainda e que outras empresas do ramo vão compreender a importância dessa certificação e aderir”, reitera Rivaldo.

O objetivo do projeto é incentivar a melhoria na prestação de serviços neste segmento, além de qualificar os comerciantes sobre as leis consumeristas. Com o selo, que se distingue pela quantidade de estrelas, o consumidor poderá estabelecer referências de bons serviços na cidade e distritos.

O Selo tem três categorias de acordo com os itens obrigatórios expostos no edital, uma estrela (padrão bronze), duas estrelas (padrão prata) e três estrelas (padrão ouro). Mas a empresa que apresentar além dos itens obrigatórios, os facultativos, poderá ascender a mais duas estrelas. Recebendo ao final do Selo Empresa Amiga do Consumidor até 5 estrelas. Na edição passada 14 empresas se tornaram aptas a receber a comenda, este ano foram 27 e a tendência é aumentar este número.

Em 2019 quatro estabelecimentos receberam o selo com uma e com duas estrelas, dezesseis foram contempladas com selos de três e quatros estrelas e sete conquistaram o grau máximo de cinco estrelas. O selo tem validade por um ano e pode ser cancelado a qualquer momento em caso de irregularidades constatadas pelo Procon e órgãos parceiros participantes do Projeto.