Procon reúne representantes de bancos para cobrar melhorias no atendimento

No início do mês (1 e 2) houve um desabastecimento geral de dinheiro nos caixas eletrônicos da cidade

O coordenador executivo do Procon, Rivaldo Rodrigues se reuniu nesta terça-feira, 11, com representantes da rede bancária em atuação em Campina Grande. O objetivo do encontro foi discutir a prestação de serviços nas instituições financeiras, sobretudo o cumprimento da Lei das Filas e o abastecimento dos caixas eletrônicos nos finais de semana e feriados. Participaram da reunião representantes dos bancos: Bradesco, Itaú Unibanco, Itaú, Caixa Econômica e Brasil.

Na pauta de discussões o Procon cobrou explicações sobre o “apagão” de falta de dinheiro nos caixas eletrônicos  que aconteceu no primeiro final de semana de dezembro em Campina, o que ocasionou uma enxurrada de reclamações e até congestionamento das linhas telefônicas do órgão. Na oportunidade o Procon autuou as agências e aplicou multas.

A justificativa dos bancos para esse desabastecimento geral no período é o aumento da demanda de clientes de outras cidades nas agências locais, motivado, sobretudo pelas explosões em bancos de cidades vizinhas, aumentando a demanda em Campina e as mudanças na legislação quanto ao pagamento de boletos. Além disso, por questões de segurança há uma norma interna da Federação Brasileira de Bancos que não permite o abastecimento de cédulas nos terminais eletrônicos aos finais de semana.

Rivaldo Rodrigues ressaltou que precisava entender o que estava acontecendo, porque há tempos o Procon não recebia um volume tão grande de reclamações contra bancos num curto período de tempo. Ouvidas as explicações, ficou acordado entre os presentes que o Procon continuará alerta fiscalizando e se possível autuando e aplicando multas, caso haja descumprimento do acordo. E os bancos se comprometeram em aumentar o número de autoatendimentos, a habilitarem novos correspondentes bancários e abrirem mais cedo as agências.

Ainda na quinta-feira Rivaldo Rodrigues falou sobre o tema em debate promovido pela Radio Cariri, 101.1 FM. Participaram ainda do programa o vereador Olímpio Oliveira e os representantes do Sindicato dos Bancários, Luciano Costa e da Procuradoria do Consumidor Renan Pereira.

Na oportunidade Rivaldo falou sobre a reunião com os representantes dos bancos. Que pediu esforços para que os mesmos atuem com mais eficácia para que esse tipo de apagão não ocorra novamente e atrapalhe a vida do consumidor campinense. Junto aos presentes no debate se comprometeu em realizar uma nova reunião, desta vez com a presença do vereador Olímpio e da Procuradoria do Consumidor. Na ocasião vão analisar as medidas preventivas que os bancos ficaram de providenciar.

Ao final do programa, o vereador Olímpio exaltou a atuação do Procon e pediu a população que caso seja constrangida por um mal atendimento em agências bancárias, que não espere ou fique reclamando no local, é só ligar para a fiscalização do Procon ou então denunciar em seus aplicativos. Os números telefônicos são 151 ou 83 98802-5525, e o aplicativo para celular é o Procon CG Móvel disponível gratuitamente nos sistemas Android e IoS.