Procon de Campina Grande firma parceria com Claro para agilizar resolução de conflitos

O coordenador executivo do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) de Campina Grande, Rivaldo Rodrigues, recebeu na última quinta-feira, 12, na sede do órgão, a visita de representantes nacionais e locais da empresa de telefonia CLARO. Na oportunidade saiu uma parceria que vai trazer mais agilidade na resolução das problemas referentes à operadora, que neste primeiro semestre foi responsável por 73 reclamações referentes à telefonia no município.

De janeiro a junho deste ano, das reclamações referentes à telefonia que o Procon de Campina Grande registrou, 429 foram da empresa OI, as demais foram da VIVO (133), TIM (89) e CLARO (73).
A coordenadora de Ouvidoria da CLARO em São Paulo, Elizabeth Bogel falou da importância do Procon campinense e que soube da boa relação que o órgão desenvolve com as empresas para a resolução de conflitos. Também propôs a abertura de um canal, para que possam acompanhar a evolução das reclamações e também interagir proativamente no sentido de resolver os problemas referentes a operadora.

Rivaldo Rodrigues explicou que o Procon de Campina Grande tem investido nas áreas de educação para o consumo e de conciliação, e criado instrumentos para que os consumidores tenham seus direitos garantidos no menor tempo possível. “Entre as ações estão o treinamento de fornecedores acerca da legislação referente ao Direito do Consumidor, criação de projetos que certifiquem os estabelecimentos que respeitam essa lei, a exemplo do “Selo Empresa Amiga do Consumidor” e a disponibilidade física de uma sala para que a empresa reclamada possa atender ao consumidor e assim resolver a causa no menor tempo possível”.

Com a CLARO não poderia ser diferente, o Procon apresentou a proposta e a empresa se colocou a disposição para semanalmente estar presente no órgão e atender aos consumidores insatisfeitos com o serviço.

Para o coordenador do Procon, “espera-se com isso mais agilidade na resolução das reclamações, que muitas vezes chega a demorar mais de 60 dias, além de diminuir a quantidade de audiências de conciliação ou trâmites na justiça. Os bancos já aderiram a essa proposta, agora veio a CLARO e com isso aumenta a expectativa de que outras operadoras de telefonia do país venham ser nossos parceiros na garantia dos direitos dos consumidores e nas boas relações de consumo”.

Além de Elizabeth Bogel, participaram da reunião representantes do escritório estadual e local da CLARO.