Procon de Campina Grande divulga nova pesquisa de itens da cesta básica regional

Já está disponível a mais nova pesquisa de preços da cesta básica regional do mês de junho. O levantamento realizado pelo Procon de Campina Grande no dia 19 constatou que em junho o consumidor campinense pagou um valor médio de R$579,43 pela cesta. Um aumento de R$ 13,54 em comparação com o mês anterior, cujo preço foi R$565,89.

Na pesquisa atual chama à atenção a variação de preços da farinha de mandioca e do pão francês. Entre os supermercados visitados, 3kg de farinha pode sofrer uma variação de preços de até 178,77%, ou seja o produto pode ser adquirido por valores que vão de R$ 5,37 a R$ 14,97. E para quem não dispensa um pãozinho francês na hora do café da manhã pode pagar pelo produto até 99,14% a mais, dependendo do estabelecimento o consumidor pode pagar em 6kg do pão francês valores que vão de R$ 41,88 a R$ 83,40.

A pesquisa mostra ainda que o menor valor da Cesta Básica Regional encontrado foi de R$539,84 e o maior de R$ 665,38. E neste mês a cesta comprometeu 58,06% do salário mínimo de um trabalhador.

É importante ressaltar ainda que o consumidor deve realizar pesquisa de preços dos produtos antes de realizar a compra, desta forma é possível obter mais economia e evitar gastos excessivos que possam comprometer sua renda mensal. Caso perceba alguma diferenciação de preços dos produtos da prateleira no caixa ou produtos fora da validade e não houver resolução com o supermercado, ou ainda se houver alguma dúvida em relação aos seus direitos, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Campina Grande por meio dos telefones 151 e 98802-5525.

A pesquisa detalhada, com os valores informados pelos estabelecimentos está disponível no link