O Procon de Campina Grande traz algumas orientações para o uso da máscara de tecido

Com o decreto estadual 40.217 que torna obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e em estabelecimentos comerciais em toda a Paraíba, o Procon de Campina Grande traz algumas orientações sobre o uso desse equipamento de proteção individual que está sendo primordial na prevenção a transmissão do novo coronavírus. As orientações têm por base as Notas Técnicas emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para começar as máscaras reutilizáveis de tecido não devem ser utilizadas pelos profissionais de saúde durante a sua atuação, por pacientes contaminados com a covid-19 ou suspeitos (com sintomas) por pessoas que cuidam de pacientes contaminados, pelas crianças menores de 2 anos, por pessoas com problemas respiratórios ou incapazes de remover a máscara sem assistência. E lembrando que mesmo usando máscara, a pessoa deve manter uma distância de mais de 1 (um) metro de outra pessoa.

Com relação ao tipo de material para confecção da máscara, devem ser evitados os tecidos que possam irritar a pele como poliéster puro e outros sintéticos. Dê preferência aos tecidos 100% algodão e na ausência deste pode utilizar os tecidos que mesclam algodão com elastano.

Já o tipo Tecido Não Tecido (TNT) sintético, pode ser usado desde que o fabricante garanta que o tecido não cause alergia e seja adequado para uso humano. Quanto a gramatura de tal tecido, recomenda-se gramatura de 20 – 40 g/m². Se optar por este tipo de material é recomendável que o produto tenha três camadas: uma camada de tecido não impermeável na parte frontal, um tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto. As máscaras de TNT não podem ser lavadas, devem ser descartáveis após o uso.

Com relação a confecção da máscara, segundo a Anvisa o tamanho da máscara deve permitir que se cubra a boca e o nariz de forma confortável. Na produção da máscara o profissional responsável deve seguir algumas orientações de higiene. Que são limpar as superfícies de trabalho com um produto para desinfecção, como preparação alcoólica a 70% ou hipoclorito de sódio a 1%. E após a costura é importante que a mesma seja lavada com água e sabão e passada com o ferro quente. Para minimizar os riscos de alergias, não use essências ou perfumes. Mesmo havendo esse cuidado na hora da produção, antes de usar o produto é recomendável que se faça a devida higiene do material.

A Anvisa orienta ainda que antes de colocar a máscara no rosto a pessoa deve fazer a adequada higienização das mãos com água e sabonete ou com preparação álcoólica a 70%/. Tomar cuidado para não tocar na máscara, e se tocar a máscara deve executar imediatamente a higiene das mãos. Lembrando que a máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais e ainda manter o conforto e espaço para a respiração. Se for mulher é recomendável evitar o uso de batom ou de outra maquiagem durante o uso da máscara. E fique atento para não passar muito tempo com a máscara, a Anvisa recomenda o tempo máximo de  3 horas para o uso em ambientes com grande circulação de pessoas. Por isso é recomendável que cada pessoa tenha em torno de cinco máscaras de uso individual.

Por fim as orientações para a higienização das máscaras de tecido. Ao contrário das máscaras descartáveis, as de tecido podem ser lavadas e reutilizadas regularmente, entretanto, recomenda-se evitar mais que 30 lavagens. Deve lavar a máscara separadamente de outras roupas. Inicialmente com água corrente e sabão neutro e depois deixar de molho em uma solução de água com água sanitária ou outro desinfetante equivalente e deixar descansar de 10 a 30 minutos. Depois enxague bem em água corrente, para remover qualquer resíduo do produto desinfetante. Coloque para secar e antes de usar passe a mesma com ferro quente. Se não for usar de imediato guarde a máscara em um recipiente fechado.

COMPARTILHAR