Dia dos Pais – Procon divulga pesquisa com opções de presente

Já está disponível no site do Procon Municipal de Campina Grande uma pesquisa de preços com 47 opções de presentes para o Dia dos Pais, comemorado no próximo Domingo (12). O levantamento traz produtos para cuidados pessoais e embelezamento masculino, acessórios tecnológicos e itens para casa.

Dos itens pesquisados chama a atenção para o preço dos aparelhos celulares, uma mesma marca de telefone apresentou uma variação de preços de até 18,20% de uma loja a outra. O mesmo aparelho estava sendo vendido por R$ 1.099,00 em uma loja e em outra por R$ 1.299,00, ou seja, se você não pesquisa pode pagar cerca de 200 reais a mais num mesmo presente. No levantamento feito pelo Procon de Campina Grande, apenas os celulares foram pesquisados a partir da marca, nos demais itens levou-se em consideração o melhor preço e os produtos que mais saem.

“A coleta de preços foi realizada no período de 1 a 3 deste mês, então como está próximo o Dia dos Pais, quem ainda não comprou o presente pode se deparar com o produto apresentado na pesquisa com um valor maior ou menor. Então vale a pena fazer uma boa pesquisa antes de se decidir pela compra”, orienta Rivaldo Rodrigues coordenador executivo do Procon campinense.

Confira a Pesquisa do Dia dos Pais 2018 

O Procon orienta ainda que o consumidor fique atento as orientações do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para não ter dor de cabeça depois. Nós elencamos algumas dicas que vão ser úteis no processo de compra:

1 – Produto em promoção ou liquidação, possui as mesmas garantias previstas no CDC;
2 – Na compra de eletroeletrônicos, peça para testar o funcionamento do aparelho;
3 – Se for comprar pela internet, consulte o histórico da empresa em sites de busca como o Reclame Aqui, formas de entrega, se há exceções com relação a horário, localidade ou em caso de apartamento, o andar. Algumas lojas se negam a entregar produtos em apartamentos acima do 3º andar, e verifique se a loja informa dados como CNPJ, endereço, telefone ou e-mail;
4 – Nas compras feitas pela internet, por telefone ou catálogo, existe o “direito de arrependimento” para desistir da compra sem qualquer motivo. O prazo para desistência é de sete dias, a contar da data de recebimento do produto;
5 – No pagamento com cartão de débito/crédito, poderá haver diferenciação de preços em relação a valores pagos em dinheiro;
6 – A loja não é obrigada a trocar o presente que não tenha defeito. No entanto, se o vendedor afirmar que realizará a troca, em qualquer situação, o consumidor deverá solicitar por escrito essa promessa;
7 – A garantia legal de produto/serviço não durável é de 30 dias e de produto/serviço durável é de 90 dias, de acordo com o CDC;
8 – A garantia legal é complementar à contratual. Portanto, se um produto tem garantia do fabricante de 12 meses, a garantia total deverá ser acrescida de mais 90 dias da garantia legal, ou seja, 15 meses;
9 – Se houver divergência entre o preço anunciado com o registrado no caixa, o consumidor deverá pagar o menor valor;
10 – Peça a nota fiscal com a discriminação do produto ou do serviço detalhadamente.

Como denunciar

Denúncias podem ser realizadas por telefone no 151, número gratuito da Central de Atendimento ao Consumidor, no Fale Conosco no site do Procon de Campina Grande https://procon.campinagrande.pb.gov.br/ ou ainda pelo aplicativo de celular Procon Móvel CG, disponível no sistema Android e iOS.

COMPARTILHAR