Dia de Finados: Consumidor pode economizar até 110 reais na compra da coroa de flores

Segundo pesquisa de preços realizada pelo Procon de Campina Grande no período de 29 a 31 de outubro, o consumidor que fizer uma boa pesquisa pode ter uma economia de até 110 reais na compra da coroa grande de flores.  O levantamento ocorreu em oito estabelecimentos que comercializam velas e cinco que vendem flores.

Outros itens que chamaram a atenção dos pesquisadores foram a rosa comum da região, a unidade está sendo vendida a preços que vão de R$ 1,50 a R$ 5,00, uma variação de 233,33%.  E o maço de velas tipo 3,  que está sendo comercializado por valores que vão de R$ 0,99 a R$ 6,89, uma expressiva variação de 595,96% entre o menor e maior preço.

O coordenador executivo do Procon Municipal, Rivaldo Rodrigues lembra que a cautela na hora da compra deve sempre prevalecer. “Mesmo sendo um momento delicado para o consumidor que está mais vulnerável devido a saudade dos entes falecidos, este não deve esquecer de pesquisar os preços. Pois caso contrário, pode custar muito caro” disse.

Outra dica do coordenador do Procon é que o consumidor deve avaliar com cautela a oferta de produtos e serviços durante o feriado. Planos de assistência funerária não devem ser contratados no impulso da data ou de imediato. Também neste caso deve haver pesquisa de preço, oferta de serviços e necessidade da contratação.

E aos fornecedores o Procon orienta que nesta data, como em qualquer outra, o consumidor tem direito de receber informações claras e precisas sobre o preço dos produtos e serviços. Sobre isso desde terça-feira, 29, os fiscais estão visitando estabelecimentos da cidade que comercializam flores e velas para orientar os comerciantes. A ação prossegue até as 17h deste sábado, 2, com visitas em todos os cemitérios da cidade.

A pesquisa levou em consideração quatro tipos de velas e 10 tipos de flores e pode ser acessada aqui.